quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Lifting


Cirurgia de rejuvenescimento facial (lifting)
Qual a promessa – Atenuar os sinais, restaurando a jovialidade perdida e trazendo correspondência adequada entre idade biológica e aparência. “A tendência atual é manter o rosto bem natural e levemente esticado, ou seja, sem o excesso de antigamente que levava ao estigma óbvio de que o paciente foi operado”, destaca Marcelo Wulkan.
Como é a cirurgia – “Devido à diversidade de tipos ósseos, musculares e de pele, a cirurgia de lifting facial é altamente individualizada”, observa o médico. Segundo ele, existem dezenas de técnicas disponíveis e somente durante a consulta será possível prever o tipo de operação e a extensão da cicatriz resultante. “O minilifting é usado para sinais leves de envelhecimento. As cicatrizes se localizam apenas na região imediatamente à frente da orelha, eventualmente se prolongando por 1 a 2 cm atrás da mesma.” O lifting facial completo envolve a menor cicatriz possível na frente e atrás da orelha e, se necessário, um pequeno prolongamento para a região dos cabelos. Após fazer a incisão, a pele é separada cuidadosamente dos músculos e dos compartimentos de gordura da face, sendo artisticamente recolocada para trazer de volta o tônus facial. “A camada de gordura pode ter seu excesso ressecado, esculpido ou reposicionado para dar mais volume às maças do rosto. A pele restante é tracionada para cima e para trás e finalmente suturada, com cuidado extremo, para resultar em cicatrizes pouco aparentes. Em algumas situações, o pescoço ainda pode ser lipoaspirado e/ou é realizada uma segunda incisão, escondida no sulco abaixo do queixo, para aproximar o músculo do pescoço.”
Pós-operatório – A dor é quase inexistente. Ocorre inchaço local e, em alguns casos, áreas roxas (equimose). É preciso repousar por pelo menos uma semana e não fazer esforço físico.
Contraindicação – Pacientes com menos de 40 anos (pois há vários tratamentos não invasivos que conseguem bons resultados); acima de 70 anos, apenas com liberação médica e cardiológica; fumantes ou usuários de drogas inalatórias; com infecção ou doença dermatológica ativa no nariz ou região da face e pescoço; com dificuldade de cicatrização; e não saudáveis, que tenham contraindicações médicas para procedimentos cirúrgicos.
O que fazer para potencializar os resultados - Evitar fumo e manter uma alimentação balanceada que inclua proteínas. Fazer compressas frias na área operada. Passar a pomada prescrita pelo médico e usar filtro solar com fator de proteção (FPS) no mínimo 30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário