domingo, 27 de novembro de 2011

Preenchimento Cutâneo

Preenchimento cutâneo
O preenchimento é uma técnica desenvolvida por dermatologistas que substâncias orgânicas ou inorgânicas são injetadas na pele para preencher rugas, corrigir sulcos ou aumentar partes do rosto, como o contorno maxilar e os lábios. O procedimento pode ser realizado em consultório. A anestesia não é necessária, mas, se desejado, podem ser aplicados (pelo médico) anestésicos tópicos em forma de creme, em torno de 30 a 60 minutos antes do preenchimento.

O procedimento é simples e rápido, normalmente feito através de microcânulas (seringas sem agulhas) aplicadas de forma mais superficial ou profunda, de acordo com a densidade da substância. E também é muito rápido: pode variar de 15 a 40 minutos e a recuperação é imediata.

As substâncias mais usadas no preenchimento são o ácido hialurônico e o hidróxido de apatita. A diferença mais marcante é a duração de cada um.
O ácido hialurônico é atualmente um dos produtos mais seguros e o que mais utilizo em meu consultório, por não causar alergias e também por não ter resultado definitivo. Assim, a paciente pode ver o efeito e decidir ou não pelo preenchimento definitivo.

Apesar de ser produzido em laboratório, o ácido hialurônico é um componente natural da derme - segunda camada da pele - e dispensa testes prévios. A duração do preenchimento varia de 6 a 12 meses, sendo necessária nova aplicação após este período. Por possuir forma mais fluida, é recomendado para rugas finas, como ao redor dos olhos ou lábios.

Para as duas substâncias, a médica avisa que há algumas contra-indicações: Não é indicado para pessoas com histórico de quelóide, doenças de pele agudas e problemas de cicatrização.

Botox
Mais eficaz no tratamento das chamadas rugas dinâmicas, como os "pés de galinha" ou as rugas entre os olhos, a toxina botulínica ¿ mais conhecida como Botox ¿ é o tratamento considerado mais eficaz pelos médicos. O Botox, quando bem aplicado, tem resultados positivos que são os responsáveis pela explosão em seu uso.

A toxina botulínica é uma substância produzida pela bactéria Clostridium Botulinum e tem uma potente ação, mas, usado em pequenas doses, não faz nenhum mal e pode melhorar os aspectos de envelhecimento facial. A paciente e o seu círculo de relacionamento familiar e de amizade percebem a melhora, mas esta melhora deve ser natural, e é desejável que não se perceba com facilidade que o Botox foi aplicado. As pessoas dizem que a paciente está bem, com aspecto descansado e com melhor aparência.

A principal diferença entre o Botox e o preenchimento é que o primeiro apenas relaxa a musculatura e evita a contração excessiva dos músculos, diferente da técnica de preenchimento, que aumenta o volume dos lábios e outras regiões da face, remodelando as formas e os contornos do rosto.

O Botox também pode ser aplicado em consultório, seguindo os mesmos procedimentos do preenchimento. No entanto, seus resultados não são imediatos. "Os efeitos demoram de 24 a 48 horas para começarem a aparecer. Em uma semana se tem 90% do efeito final e em duas o tratamento está completo".

As reações adversas, como a queda das pálpebras, podem acontecer pela má aplicação do produto (quando se escolhe um ponto muito próximo da sobrancelha). "O efeito colateral tem o mesmo tempo de duração do Botox. Ele não é definitivo", acrescenta. A toxina tem efeito de três a seis meses, podendo ser reaplicada novamente. "O tempo de duração do Botox depende do paciente, da dose aplicada e do planejamento do médico. Há ainda a questão da reação individual ao produto", afirma Isabela. A toxina é liberada pelo FDA (Food and Drug Administration - órgão de controle de medicamentos americano) e pelo Ministério da Saúde Brasileiro, como bloqueador muscular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário